sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Dia Nacional da Fotografia

Nunca se fotografou tanto no mundo quanto agora. A popularização de câmeras, inclusive em celulares, possibilitou a qualquer leigo o sonho de gênio do enquadramento e da cor.

A fotografia digital chegou com a promessa de acabar, entre outras coisas, com os álbuns de família. Inversamente, não foi o que ocorreu. A quantidade de fotos que podiam ser tiradas, escolhidas e tratadas incentivou práticas como o scrapbooking, que já virou mania.

Em vez de ficarem presas em computadores e álbuns digitais, as fotografias eternizam cada vez mais momentos em álbuns bem cuidados. Não são todas impressas, é claro, porque agora se pode priorizar a qualidade. O barateamento da impressão também ajudou bastante.

Mas como foi mesmo que fotografia veio ao mundo?

A fotografia foi anunciada ao mundo oficialmente em Paris, na Academia de Ciências da França, onde foi apresentado o Daguerreótipo, processo desenvolvido pelo francês Louis M. Daguérre, em 19/08/1839. É nesta data que se comemora também o Dia Mundial da Fotografia.

No Brasil, o Daguerreótipo chegou em 16/01/1840, pelas mãos do abade Louis Compte, que o apresentou ao primeiro fotógrafo oficial do Brasil, o imperador D. Pedro II. É provável que este fato é que tenha dado origem à comemoração no início de janeiro.

Já o historiador Bóris Kossoy afirma que seis anos antes do anúncio oficial do feito de Daguerreótipo, Hércules Florence, sem conhecimento das pesquisas na Europa, descobriu a fotografia, sendo a primeira pessoa a usar o termo, em 15 de agosto de 1832, em Campinas, SP.

A fotografia está intimamente ligada à necessidade sempre presente no homem de conseguir, de alguma forma, parar o tempo, eternizar uma sensação, uma idéia. Já se perguntou quais são as coisas que você procura eternizar?

Aproveite para conferir nossos álbuns e porta-retratos, acessando nossa campanha.

0 comentários: