terça-feira, 5 de janeiro de 2010

A direção certa

Fogos de artifício, uvas e desejos em taças de champagne, sete ondas puladas, telefonemas e mensagens de felicitações trocados verbal, digital ou pessoalmente e mais um ano começa aos alegres e aos tristes, aos esperançosos e aos que já perderam o rumo, aos plenos de planos, aos cansados de metas que não são as suas.


Não importa em qual dessas situações antagônicas se esteja. A questão importante é: estou indo para onde realmente quero estar? Esses simbólicos recomeços nos permitem reflexões e paradas estratégicas e a possibilidade de olhar o horizonte para, de fôlego novo, recomeçar. Muitas vezes em outra direção, mais acertada.


Esse é o primeiro passo: descobrir onde se quer chegar e então se organizar. Organizar-se é ação imprescindível para uma caminhada eficiente. Esta depende de passos firmes e objetivos, sem desvios no caminho. Corra menos, ande firme, pois a palavra de ordem é qualidade.


Muitas tarefas executadas de forma desorganizada nos dão uma falsa sensação de produtividade, pois afinal, trabalhamos o dia todo. Mas o quanto se produziu efetivamente? Estabeleça métodos! O mesmo vale para nossos objetivos pessoais. Estamos direcionando corretamente nosso empenho?


E não despreze o que lhe parece micro. Muitas vezes as pequenas mudanças são responsáveis por grandes saltos, interferindo positivamente no macro. Trabalhar numa mesa ou num computador bagunçado é antiprodutivo. O mesmo vale para uma equipe. Precisa haver organização, sincronia, coesão, colaboração.


Não só trabalho, mas sua casa fazem parte do caminho que você irá percorrer, então faça deles seus aliados. Dedique a cada um o seu respectivo tempo e jamais negligencie um em função do outro. Ambos são importantes.


Estabelecida a direção e métodos eficientes de organização, estamos prontos a nos por em movimento. Mas de forma inteligente e eficiente.


Que todos tenhamos um 2010 muito produtivo!

0 comentários: