sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Sexta xô bagunça: papéis em casa

Imagem: coleção Modern Office e Clean A Boxmania, linha branca

Quem não tem montes de contas a pagar e pagas, recibos, notas fiscais, manuais de uso, garantias, cartões de visita e uma infinidade de outros papéis que não são usados com frequência, mas quando são necessários dão uma bruta dor de cabeça?

Otimize o seu tempo colocando contas e outros comprovantes num arquivo de pastas suspensas. É barato e prático, pois você pode identificar cada pasta com um grupo de conteúdo e, dentro dela, organizar por data. As contas de luz, por exemplo: reserve uma pasta só para elas e vá colocando a última sempre por cima da pilha. Não fica volumoso e quando você tiver que manusear não vai precisar carregar um trambolho com outras centenas de documentos para cá e para lá; basta retirar só a pastinha que lhe interessa. Faça o mesmo com outras contas de consumo.

Para manuais e garantias, você pode usar o arquivo ou, se forem muito volumosos, caixas de papelão ou polipropileno, que são translúcidas e permitem a identificação do conteúdo antes mesmo de serem abertas. São fechadas o suficiente para evitar o acúlumo de pó enquanto que as aberturas das alças garantem circulação de ar. O visual clean dá a cara de tudo no lugar, além de decorar.

Quanto às contas a pagar, um porta-cartas é super útil, pois além de dar impressão de ordem, deixa tudo visível e à mão. Assim você não esquece.

Cartões de visita são coisinhas fáceis de perder e achá-los quando você mais precisa, no meio da correria, pode se tornar algo realmente irritante. Coloque tudo em pequenos gaveteiros. Pode-se organizar o conteúdo de cada gaveta por grupo ou assunto. Quando precisar, irá direto ao lugar certo.

E uma última dica: não tenha dó do que é inútil. Verifique se são realmente necessários os documentos que você mantém, caso contrário, não hesite em fazer uma faxina. Passado o tempo em que os documentos necessários devem permanecer arquivados, jogue-os fora.

Depois que os "endereços" de cada coisa forem determinados, fica muito mais fácil manter tudo em ordem e você já pode começar a desfrutar mais o tempo consigo. Respire :)

0 comentários: