Kits com 10 caixas retangulares toile de Jouy, nas cores verde oliva e bordô
Kits com 06 caixas retangulares com fitas Toile de Jouy nas cores verde oliva e bordô
Exemplos de decoração com Toile de Jouy
Toile de Jouy no quarto do bebê
Uma das novidades da linha Graphix (que não estava na última Gift, aliás), são as caixas Toile de Jouy (pronuncia-se “tuale dê juí”), uma forte tendência de decoração para as próximas estações. A estampa é ícone de sofisticação, as caixas são lindas, mas afinal, o que é Toile de Jouy?
A história desta estampa remonta ao século XVI, quando navegantes portugueses trouxeram ao continente tecidos de algodão indianos pintados com cores fortes, especialmente púrpura, lilás, vermelho, violeta, café e preto, o que acabou virando febre na elite da época, que alavancou a tendência. A proibição da importação de tecidos indianos imposta por Luis XIV aliado ao empreendedorismo de Philippe Oberkampt (que viu na nova moda uma grande oportunidade de negócio), fez com que nascesse em 1760 a primeira fábrica européia especializada, localizada na cidade de Jouy de Josas, na França.
Kits com 06 caixas retangulares com fitas Toile de Jouy nas cores verde oliva e bordô
Os tecidos começaram a ser fabricadas com motivos contendo personagens mitológicos, históricos, óperas da moda e cenas campestres, ficando consagrados nas mãos do grande J. B Huet. A princípio, os tecidos eram impressos com uma placa de cobre, sendo que os detalhes eram feitos a posteriori à mão. A impressão evoluiu para os cilindros de cobre, otimizando a produção.
Esta fábrica chegou a ser visitada por Napoleão e recebeu o título pomposo de "Manufacture Royale". Seu proprietário, Oberkampt, foi condecorado com a Legião de Honra. Com o sucesso dela, outras fábricas em várias outras cidades européias começaram a produzir o mesmo tecido, mas mantiveram o nome "Toile de Jouy", referência à cidade onde nasceu.
Kit com 6 caixas Toile de Jouy vede olivaA fábrica fechou suas portas em 1843 e a grande maioria dos cilindros com estampas riquíssimas se perdeu, seja pelo tempo, seja pelas guerras, só restando preservados 14 deles na França.
Porta-jóias Toile de Jouy bordôAtualmente, a estampa é usada especialmente em coordenados de cama, cortinas, papéis de parede adultos e infantis, decoração de quarto de bebê e, não poderia faltar, nos produtos para organização da Boxmania ;)
Os targets são, especialmente, mulheres antenadas com tendências de decoração. Mas o Toile de Jouy não fica só no quarto: vai à sala, cozinha, quarto do bebê, multiplicando os canais de venda que, além das papelarias, são lojas de confecções adulto e infantil, artigos de decoração e tecidos finos.
Abaixo, mais alguns exemplos de como a estampa é requintada, delicada e versátil.
Toile de Jouy no quarto do bebê
0 comentários:
Postar um comentário