quarta-feira, 29 de abril de 2009

Ano da França no Brasil

Este ano, mais exatamente de 21 de abril a 15 de novembro, se comemora o "Ano da França no Brasil". Dentro deste período, em todo o território nacional ocorrerão eventos artísticos, culturais, científicos, tecnológicos, acadêmicos e econômico-comerciais. Serão mais de 400 eventos e a visão francesa de mundo em várias áreas nunca foi tão presente quanto será este ano.

Mas afinal, porque as duas nações resolveram implementar este calendário de eventos?

A ação visa aprofundar parcerias franco-brasileiras e a consolidação das relações bilaterais sob o ponto de vista cultural, universitário, comercial e econômico. Mas não é só isso. Um dos principais objetivos é que, com essa parceria estratégica, tenhamos juntos mais peso nos negócios do mundo.

O site oficial http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/, preconiza que: "Graças a valores compartilhados, a uma inegável proximidade intelectual e a uma mesma visão política, a França e o Brasil constituíram um sólido capital de simpatia e admiração recíprocas. Essa herança não é um patrimônio adormecido, mas um fermento para a ação futura de modo a construir, ao invés de assistir à construção do novo século."

Uma coisa bastante interessante sobre os ideais franceses é que eles nos envolvem de forma a nos sentirmos protagonistas da ação e não meros expectadores dos acontecimentos. É boa essa sensação, essa vitalidade, não?

Confiram no site oficial tudo de bom que acontecerá aqui e lá. No site do Consulado Francês em São Paulo, pode-se conferir os impactos do Ano do Brasil na França, realizado em 2005 e seus impactos sobre a economia dos dois países. Vale a pena.

Nós aqui, na Box, não ficamos de fora. Temos organizadores lindíssimos com motivos provençais para deixar cada canto de casa charmoso e absolutamente na moda!

Em artigo anterior, apresentamos os organizadores Toile de Jouy. Desta vez, vamos aos florais:

Kit com 5 peças quadradas Sweet Flower

O kit Sweet Flower vem nas configurações quadradas ou retangulares. A estampa de listras e flores é típica da região da Provença. No fundo claro, a impressão imita fibra de tecido.

Aliás, sabem como surgiu o estilo Provençal? Nos séculos XVII e XVIII a influência palaciana era tão grande que mesmo os camponeses queriam ter em suas casas os ares da corte.

Assim, com materiais menos nobres mas muita criatividade, os artesãos da região de Provença (daí a denominação Provençal) reproduziram de forma bem alegre e colorida móveis e objetos que viam nos palácios de Paris. Ou seja, é a versão "caipira" do chique francês. Eles refletem o clima ensolarado, a natureza exuberante e a criatividade de se trabalhar a matéria prima disponível na região.

O clima ensoladaro, a exuberância da natureza e a criatividade também são características brasileiras e por isso o estilo é tão querido por aqui.

Com o passar dos anos, o estilo passou a ter status de antiguidade e a ser sinônimo de bom gosto. Um bom exemplo são móveis e objetos pintados com a técnica de pátina, desenvolvida especialmente para se encobrir imperfeições na madeira.

Kit Provençal, com 5 peças retangulares

Em maio colhe-se jasmins, rosas e lavandas, exatamente o tema do kit Provençal acima, que tem acabamento costurado. Nesta época, o Mistral (vento que varre a região) espalha o aroma das flores por todo o lugar. Esta região é famosa desde a idade média por suas fábricas de perfumes, especialmente a cidade de Grasse (quem leu ou assistiu ao filme "O Perfume"?). Assim, os motivos florais sempre foram bastante reproduzidos em tecidos e objetos inspirados neste estilo.

Ou seja, o tema está em voga como nunca! E quem adora novela irá ver o kit Provençal no quarto da protagonista Helena, vivida por Thaís Araújo, na nova novela das 8 da Rede Globo, de autoria de Manoel Carlos. :)

Quanta exposição! Aproveitem ;)

2 comentários:

Unknown disse...

Quanto fica o primeiro jogo de caixas para o cep 79052-063? grata

Boxmania disse...

Olá Pat. Não vendemos diretamente a consumidores finais, mas há vários clientes e parceiros que vemdem nossos produtos.

Visite nosso site oficial: www.boxgraphia.com.br

Lá, ao lado dos produtos você encontrará a palavra "Compre". Clique nela para ser redirecionada ao site parceiro que vende este produto pela internet.

Se quiser maiores informações sobre compra para consumidor final, consulte nosso televendas, no (11) 4616-5199 ou pelo e-mail vendanacional@boxgraphia.com.br

Para comprar a caixa Sweet Flower acesse o site da Peg&Faça aqui para acessar. Verifique a disponibilidade de tamanhos!

O segundo kit pode ser adquirido na loja Um Brinco aqui.

Abraço!